26/10/2023 18h28
O Banco Central (BC) publicou nesta quinta-feira uma norma que facilita o processo de compartilhamento de dados entre as instituições participantes do open finance (sistema financeiro aberto). O open finance é uma iniciativa que permite que os clientes autorizem o acesso de outras instituições às suas informações financeiras, como saldo, extrato, investimentos e crédito, com o objetivo de ampliar a oferta de produtos e serviços mais adequados às suas necessidades.
A norma traz duas novidades principais: a possibilidade de os clientes escolherem prazos de validade mais longos do que o atual limite de 12 meses para o compartilhamento de dados, e a simplificação do processo de renovação do consentimento. Segundo o BC, as mudanças visam oferecer maior comodidade e facilidade para os clientes, que poderão manter seus dados compartilhados por mais tempo e renovar o consentimento com menos burocracia.
Antes da medida, para renovar um compartilhamento de dados, era preciso passar por todas as etapas de um novo consentimento, que envolvem a identificação do cliente, a escolha das instituições e dos dados a serem compartilhados, a definição do prazo e a confirmação da operação. Com as mudanças trazidas pela resolução, o processo de renovação é simplificado, bastando que a pessoa acesse o ambiente da instituição que recebeu seus dados (receptora) e confirme o desejo de renovar o compartilhamento.
Inicialmente, a renovação simplificada estará disponível apenas para clientes pessoa física, mas será estendida para pessoa jurídica a partir do próximo ano, segundo o BC. A Estrutura de Governança responsável pela implementação do open finance no Brasil, formada pelas principais associações do mercado, fará o desenvolvimento das especificações técnicas e as funcionalidades devem estar prontas para serem oferecidas ao público até o final de novembro de 2023, informou a autoridade monetária.
O BC também esclareceu que a norma não altera as regras sobre os tipos de dados que podem ser compartilhados no open finance, nem os requisitos de segurança e proteção dos dados dos clientes. O compartilhamento continua dependendo da autorização prévia e expressa do cliente, que pode revogar o consentimento a qualquer momento.
Fique informado, clique aqui para mais notícias.
Mín. 22° Máx. 32°